Maioria dos vereadores de Taboão se diz favorável à criação de CPI de cancelamento de dívidas
sexta-feira, 6 de maio de 2011A maioria dos vereadores de guia da cidade Taboão da Serra, na Grande São Paulo, usou a tribuna, na tarde desta sexta-feira (6), para se declarar favorável à instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o suposto esquema de corrupção em que funcionários da prefeitura cobravam propina em troca do cancelamento de dívidas como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços).
Na noite da terça-feira (3), três vereadores foram presos suspeitos de envolvimento no caso. Na quarta-feira (4), outras três pessoas foram detidas, sendo um fornecedor e dois funcionários municipais. Todos os dez parlamentares restantes estiveram presentes na sessão desta sexta-feira, que começou por volta das 14h30.
Valdevan Noventa (PDT) usou a tribuna para criticar a atuação da polícia durante a ação que prendeu os três vereadores. Segundo ele, a instituição teria usado de força desproporcional.
– Entraram nessa casa com fuzis, como se fossemos bandidos.
Já o vereador Olivio Nobrega (PR), ampliou as acusações do esquema, afirmando que haveria participação de jornalistas no suposto esquema de corrupção. Nobrega, assim como a maioria dos vereadores, se dispôs a participar da CPI.
Investigação As investigações contra os vereadores começaram há dois meses, depois da prisão de um funcionário municipal. Ele era o responsável por receber a propina e cancelar dívidas dos impostos. A polícia diz acreditar que cerca de 200 pessoas se beneficiaram do esquema de corrupção.
De acordo com as informações da polícia, o grupo exigia 30% do valor devido aos cofres públicos para retirar o nome do devedor do cadastro e sumir com as informações sobre a dívida. Só neste ano, a polícia encontrou indícios de que o bando teria recebido propinas no valor de R$ 1 milhão.
Os suspeitos podem ser denunciados por peculato e formação de quadrilha.
Fonte: R7
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Crianças são encontradas em condições insalubres em Taboão da Serra
- Taboão da Serra: Simulador de mineração é atração de férias em shopping da cidade
- Manifestantes planejam protesto em Taboão da Serra nesta quarta
- Taboão da Serra amplia seu quadro de professores especialistas
- Bairros de Taboão da Serra continua sem água após apagão