Semana da Consciência Negra será celebrada em Taboão
segunda-feira, 18 de novembro de 2013O Dia Nacional da Consciência Negra, dedicado à memória e inserção do negro na sociedade brasileira, será comemorado no dia 20 de novembro. Escolhido justamente por coincidir com a data em que Zumbi dos Palmares, após denúncia de um antigo companheiro, foi, posteriormente, morto em uma emboscada, em 1694, a Semana da Consciência Negra, por objetivo principal, remonta a importância de ser lembrada a resistência do negro às mazelas da escravidão, desde que os primeiros transportes, vindos da África, chegaram ao solo brasileiro, em 1549.
Na quarta-feira, 20 de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o local escolhido para as intervenções culturais foi o CEMUR, localizado na Praça Nicola Vivilechio, no Jardim Bom Tempo. A programação iniciará às 8h, com um café temático, e contará, sobretudo, com apresentações de capoeira, grupos de dança, atrações musicais, bem como palestras, concurso de Miss Afro, e a missa afro-brasileira, celebrada pelo Monsenhor Aguinaldo, no Santuário Santa Terezinha.
No dia 21 de novembro, quinta-feira, ocorrerá diversas atividades, dentre elas, a sessão de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, concedida às pessoas, grupos ou entidades que se destacaram no combate ao racismo. A Semana da Consciência Negra também receberá a presença do Prefeito, Fernando Fernandes, da Deputada Estadual, Analice Fernandes, de representantes da Câmara Municipal, do secretário de Cultura, Ali Sati, representantes do Conselho Municipal Negro (COMNEGRO), e demais autoridades, para o encerramento oficial do evento.
Confira a agenda para a Semana da Consciência Negra, no município:
Segunda-feira, 18 de novembro.
Palestra sobre anemia falciforme e políticas públicas voltadas às populações negras, das 12h às 14h, com a enfermeira Janete Gomes e Professor João Batista, na EMEF Ugo Arduini, e às 10h e 14h, no CSU.
Terça-feira, 19 de novembro.
Palestra no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Folclóricos ‘Vovó Cambida’, sobre anemia falciforme, às 19h, com a enfermeira Janete Gomes.
Quarta-feira, 20 de novembro.
8h às 9h: Café da manhã temático.
9h às 18h: Exposição no CEMUR, com o artista Júlio Turin.
9h às 11h: Atividades do militante do Movimento Negro, Keu, no CEMUR.
18h: Apresentação de balé, com alunos da Escola de Bailado de Taboão da Serra.
19h: Apresentação do grupo ‘Além do Som’, no CEMUR.
20h: Show com a banda GLEP no CEMUR.
20h: Apresentação do grupo magia de Samba Rock, no CEMUR, e missa afro-brasileira, no Santuário Santa Terezinha.
20h30: Apresentação do grupo Erês de Ébano, no CEMUR.
21h30: Concurso Miss Afro, que ocorrerá no CEMUR.
22h: Encerramento com o Coordenador do CEPIR, no CEMUR.
Quinta-feira, 21 de novembro.
Sessão de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Taboão da Serra, às 18h30. Presença de autoridade do município para o encerramento da Semana da Consciência Negra.
Sexta-feira, 22 de novembro.
Palestra sobre anemia falciforme, das 10h às 14h, na UBS Pq. Pinheiros.
Sábado, 23 de novembro.
Mutirão da Saúde, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Falta de luz prejudica colação de grau em Taboão da Serra
- Atraso em obra para evitar enchente preocupa moradores de Taboão da Serra
- Shopping em Taboão da Serra vende ingressos para show de Luan Santana
- Polícia de Taboão da Serra intensifica ações contra criminosos
- Ex-jogador é preso após jogo em Taboão da Serra