Taboão da Serra: CPI realiza primeira acareação para descobrir “mentirosos”
quinta-feira, 9 de junho de 2011A CPI que investiga as fraudes no sistema financeiro da prefeitura de guia da cidade Taboão da Serra realiza na próxima sexta-feira, dia 10, às 10h, a primeira acareação entre os depoentes ouvidos até agora. A audiência será aberta ao público e imprensa e promete desvendar, de uma vez por todas, quem está mentindo em relação a criação das senhas.
Nesta sexta-feira vão ficar, frente a frente, Walter Penninck Caetano, diretor da Conam e Aparecido Donizetti da Costa, chefe do CPD da prefeitura. No dia 18 de maio, Pennick compareceu na CPI e afirmou que os usuários ‘zelda’ e ‘lex’, usados para baixar ilegalmente o IPTU, foram criados pelo administrador do sistema, no caso, o próprio Donizetti.
Segundo o vereador Olívio Nóbrega, os dois depoimentos se contradizem em diversos momentos. “Essa acareação será importante para que os membros da CEI possam ter a certeza de como o sistema funciona e quem foi realmente o responsável por ter facilitado esse crime, que considero hediondo, contra os contribuintes e cidadãos de Taboão da Serra”, disse.
Além de Penninck e Donizetti, outras duas pessoas já ouvidas pela CPI devem participar da acareação. O técnico Rinaldo de Abreu, funcionário da área de tecnologia da Conam e Rogério Godóy, funcionário da prefeitura e responsável pela criação das senhas, também vão estar presentes.
Imbróglio
No seu depoimento, Penninck dismentiu Donizetti, dizendo que as senhas usadas na fraude foram criadas pelo administrador do sistema da prefeitura. “O administrador do sistema pode ter delegado a função de criar senhas para outro funcionário, mas se ele fez isso podemos rastrear isso, ver quem criou as senhas”, disse.
Em seu depoimento, dois dias antes, Donizetti havia afirmado que a senha ‘Zelda’ não foi criada pelo sistema de informática da prefeitura. “Essa função só pode ser executada com a senha administrativa”, afirmou Donizetti.
O supervisor da Conam Rinaldo de Abreu foi mais longe e detalhou para a comissão quando as senhas foram ativadas. Segundo ele, a data da inabilitação do login ‘lex’, usado até 2010 por uma funcionária que se aposentou, foi o dia 19 de novembro de 2010. “No dia 26 de janeiro de 2011, voltou a ser habilitada, às 8h43, pelo usuário administrador do sistema”, garantiu.
“A senha foi recriada pelo administrador do sistema. Não sei se foi o Donizetti, mas ela foi criada com a senha do administrador da prefeitura. A Conam não tem como interferir nesse caso porque não possui a senha do sistema”, lembrou Rinaldo.
Em relação ao usuário ‘zelda’, que Donizetti disse em seu depoimento não saber por quem e quando foi criado, pois não está vinculado com nenhum funcionário da prefeitura, Rinaldo afirmou que o login foi criado no dia 24 de janeiro de 2011, às 10h29, também pelo administrador do sistema.
Pelo andar da carruagem, tudo indica que a acareação desta sexta-feira será quente e reveladora.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Deficientes concorrem a 300 vagas de emprego em Taboão da Serra
- Mesmo proibidos de circular perueiros de Taboão continuam trabalhando
- Corpo achado no rio Pinheiros é de desaparecido em Taboão da Serra, diz Bombeiros
- Taboão da Serra conta com 141 Guardas Municipais
- Câmara de Taboão vota nesta segunda 7 projetos do Executivo