Palestras na Anhanguera de Taboão da Serra alerta para a preservação do meio ambiente
terça-feira, 14 de junho de 2011A coordenação do curso de Geografia da Faculdade Anhanguera da cidade de Taboão da Serra realiza na próxima terça-feira (dia 14) o segundo dia de atividades do primeiro Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social. O evento acontece em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O último dia de palestras acontece dia 28 de junho.
O objetivo do evento é discutir sobre ações dos seres humanos que causam alterações na natureza por meio da exploração de recursos naturais e tecnologias que facilitam o dia a dia, sem proteger o meio ambiente.
O diretor do Departamento de Meio Ambiente de Taboão da Serra, Alexandre Novoletti, apresentará um diagnóstico sobre a situação socioambiental do município de Taboão da Serra. Por muitos anos, a cidade se dividiu entre o perfil de cidade “dormitório” – residência de muitos trabalhadores da cidade de São Paulo – e de localidade industrial. Até meados da década de 1990, a cidade mantinha o perfil industrial como principal atividade econômica. O parque industrial, no entanto, não era suficiente para absorver toda a mão de obra da cidade, que acabava se deslocando até São Paulo para encontrar emprego.
“A Geografia, como a ciência que estuda a relação sociedade-natureza, se coloca como uma ciência privilegiada que pode contribuir, tanto participando na elaboração de projetos impactantes como na análise crítica das consequências socioambientais decorrentes. Por isso, realizamos eventos para um maior envolvimento dos nossos alunos e a conscientização da comunidade local”, explica o coordenador do curso de Geografia da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, professor Antônio Carlos da Paz Santana.
O Ciclo de Palestras é destinado para estudantes, profissionais do setor e demais interessados pelo assunto. Para assistir a mesa redonda basta fazer inscrição pelo e-mail acarlos.geo@aedu.com. A Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra está localizada na Rodovia Régis Bittencourt, 199, Taboão da Serra/SP. Mais informações pelo telefone (11) 4788-7978.
Curso de Geografia
O curso de licenciatura em Geografia tem duração de três anos e forma professores para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental e médio. O licenciado em geografia ou geógrafo realiza assessoria pedagógica, desenvolve projetos de pesquisa em educação e ensino de geografia e educação brasileira. As disciplinas oferecidas dão suporte para atuar também na elaboração de planos diretores de municípios, diagnósticos para a redução de impacto ambiental e para analisar a organização das populações e sociedades. Ainda pode confeccionar e interpretar mapas, diagnosticando fenômenos como desmatamento, erosão, avanço dos oceanos e desertificação.
Gestão Ambiental
O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Ambiental da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra tem duração de um ano e habilita o profissional para gerenciar e controlar os aspectos de meio ambiente envolvidos no processo de manejo, preservação e recuperação ambiental, tanto na gestão de projetos ambientais quanto na prestação de consultoria em assuntos pertinentes a área.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Projeto para o Metrô até Taboão da Serra já foi contratado
- Taboão da Serra criou 321 postos de trabalho em novembro
- Rede de restaurantes abre 25 vagas para atendentes em Taboão da Serra
- Ensino de Jovens e Adultos está com matrículas abertas em Taboão da Serra
- Polícia prende mais um vereador por suspeita de corrupção em Taboão da Serra