Bebê nasce dentro de viatura da Polícia Militar em Taboão da Serra
terça-feira, 6 de dezembro de 2011Na tarde desta segunda-feira, dia 5, um bebê nasceu em casa com o auxílio de dois Policias Militares. Apesar de nascer com baixo peso 1,900 kg, filha e mãe passam bem. Elas foram encaminhadas para a Maternidade Antena, na cidade Taboão da Serra. A viatura do Comando de Força Patrulha, coordenada pelo 2º PM Ten. Camargo chegou ao local, Jd. Santa Tereza em Embu das Artes após solicitação do Copom para atender uma ocorrência de gestante em trabalho de parto.
No local, Isamar dos Santos (23), informou aos policias que estava com contrações e entrando em trabalho de parto, diante da situação e percebendo que a criança já estava nascendo, o Sd. PM Guilherme e Sd. PM Neto orientaram a gestante a se deitar. Em seguida solicitaram que os parentes providenciassem toalhas limpas para realizarem o parto. “Pedimos para que ela [Isamar] se acalmasse e fizesse bastante força para ajudar no parto, minutos depois a criança, uma menina, veio ao mundo”, contam emocionados os PMs.
Para amarrar o cordão umbilical, os policiais improvisaram um cadarço. “Diante das dificuldades no local amarramos o cordão umbilical com um cadarço que solicitamos aos parentes. Como a viatura do SAMU ainda não havia comparecido, de pronto conduzimos a parturiente com a recém nascida até o PS Infantil Santo Onofre”, relatam os PMs.
No PSI, mãe e filha receberam os procedimentos necessários, o pediatra Adalide cortou o cordão umbilical do bebê, retirou a placenta da mãe e as encaminhou para a Maternidade do Antena.
O vereador Franco Tales, que estava no PSI quando a viatura chegou e se emocionou com o fato e parabenizou a equipe do Comando de Força Patrulha e do hospital. “A Polícia Militar e os funcionários do PSI estão de parabéns pelo excelente trabalho. A PM pela rapidez em atender a gestante e ao médico e equipe de enfermagem pelos procedimentos finais”, disse.
A família de Isamar também agrade aos policias pela rapidez em atender a gestante. “Esperamos o SAMU por mais de meia hora e nada. Quando acionamos a polícia pelo 190, eles chegaram em menos de três minutos. Graças a Deus e deu tudo certo”, relatou Joelma, vizinha.
Para os policias ficou a sensação de dever cumprido. “Conseguimos realizar o parto com sucesso, apesar dos poucos recursos que tínhamos no momento. Estamos emocionados e felizes por termos ajudado mãe e filha”, declaram os policiais.
O 2º PM Ten. Camargo, Sgt PM Cabral e Sd PM Ana também participaram no apoio da ocorrência, além dos enfermeiros Ismael e Cristina, Alexandre Siskinho e secretária Márcia (PSI).
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Embu e Taboão investem R$ 208 milhões na educação
- Preço da passagem do ônibus metropolitano aumenta a partir de domingo em Taboão da Serra
- Diretório do PMDB de Taboão da Serra é dissolvido pela diretoria Estadual
- Unidade de Atendimento ao Público foi inaugurada em Taboão
- Curso Cuidadores Informais abre inscrições para novas turmas em Taboão da Serra