Alunos da rede municipal de Taboão da Serra são vacinados contra o HPV
sexta-feira, 21 de setembro de 2012Os alunos de 9 a 12 anos, das escolas municipais de Taboão da Serra estão sendo vacinados contra o HPV até o final do dia de hoje (21). A aplicação da vacina acontece dentro das 25 escolas da cidade e de acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 3 mil crianças devem ser imunizadas. A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo.
Depois da primeira dose da Vacina Quadrivalente Recombinante contra Papilomavírus Humano (HPV), que protege contra quatro tipos do vírus, haverá outras etapas para garantir a eficácia da proteção. A segunda etapa vacinal será entre 5 e 9 de novembro, e a última dose será dada entre os dias 11 e 15 de março de 2013.
O Secretário de Saúde Milton Parron, destacou que a medida é pioneira na região. “O pioneirismo é importante porque coloca a solução de maneira completa para a população. Mapeamos todos os estudantes que, em 2013, serão convocados para a última etapa vacinal e esperamos que a iniciativa sirva de exemplo para outros municípios”, explica. Se alguma criança perder o dia da vacinação, a família será avisada pela escola e a dose será aplicada na Secretaria de Saúde.
O secretário de Educação da cidade e biólogo, José Marcos dos Santos, implementou um calendário de palestras para informar as pessoas. “Médicos do município explicam que o HPV leva de dois a oito meses para se manifestar após o contágio e pode levar até vinte anos para se tornar uma lesão pré-maligna ou maligna, então a questão do contato sexual não se torna um tabu dentro do contexto das doenças que o HPV pode causar”, explica.
HPV
A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a vacina quadrivalente é aprovada para a prevenção do câncer de colo do útero em mulheres de 9 a 26 anos e é a única aprovada para a prevenção das verrugas genitais em homens na mesma faixa etária. Atualmente, as vacinas contra HPV estão disponíveis somente no mercado privado, mas o Ministério da Saúde avalia a possibilidade de inclusão da vacina contra HPV no Programa Nacional de Imunização brasileiro.
Fonte: O Taboanense