Artistas lançam manifesto pelo retorno das atividades na Cultura em Taboão da Serra
quarta-feira, 21 de setembro de 2011Artistas, arte-educadores, alunos e moradores lançaram nesta quarta-feira, dia 21, um manifesto pela volta das atividades no Liceu de Artes Municipal, Escola de Música, Escola de Bailado, Escola de Teatro e Escola de Circo. As aulas foram suspensas após determinação do prefeito Evilásio Farias que ordenou uma sindicância para apurar as denúncias da Polícia Civil desencadeadas na operação Cleptocracia.
Além do manifesto, o grupo realiza no próximo sábado, dia 24, às 14h, na praça Nicola Vivilechio, no Centro da cidade Taboão da Serra, um grande ato público pró-cultura. “. A população não pode ficar à mercê das circunstâncias e deixar de ter esses importantes equipamentos sociais. Convidamos todos os alunos, pais, professores, lideranças comunitárias, artistas e a população em geral para a luta pela manutenção do Liceu de Artes Municipal e seus 26 pólos de cultura”.
Os artistas e arte-educadores (como são chamados os professores da Cultura) disseram ainda que “acreditamos na justiça, mas entendemos que também é uma questão de justiça se buscar alternativas para a continuidade de um programa tal como o Cultura Para Todos e não simplesmente fechar as escolas da cidade por problemas quaisquer que sejam, pois a população não pode ficar refém das contingências externas no sentido de impossibilitar o acesso a serviços essenciais como educação, saúde e cultura”.
Os alunos foram avisados na última segunda-feira, dia 19, da suspensão das aulas. A previsão é que todos os cursos fiquem paralisados por pelo menos 30 dias até o final da sindicância. Informações obtidas com exclusividade pelo Portal O Taboanense dão conta que os 70 professores que prestavam serviços para a prefeitura, através de duas Ongs, já foram demitidos.
A Câmara Municipal se manifestou na última terça-feira, dia 20, contra a paralisação dos cursos. Os vereadores apresentaram um requerimento solicitando que os alunos não sejam prejudicados e que as aulas voltem o mais rápido possível.
Paralelo a toda essa confusão, a prefeitura cancelou o Taboarte, evento que iria reunir artistas de toda a região em diversas áreas. O festival de dança vai acontecer neste sábado, mas será o último evento realizado pela Cultura nos próximos meses. Até mesmo a Escola de Bailado, tida como a principal referência da secretaria de Cultura, foi fechada até o fim das apurações.
Acusações
A Polícia Civil afirma em seu relatório que existe um esquema fraudulento envolvendo notas frias envolvendo as Ongs Fique Vivo e PH4 e secretaria de Cultura de Taboão da Serra. A delegacia Seccional realizou uma série de buscas e apreensões de documentos no dia 13 de setembro.
As Ongs já vinham sofrendo com a falta de repasse da prefeitura e atrasou o salários dos professores que vinham trabalhando sem receber há dois meses.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- CEI de Taboão define nesta terça-feira calendário de oitivas
- Respirômetro avalia a qualidade do ar em Taboão da Serra
- Dia da Árvore em Taboão da Serra teve diversas atividades integradas
- Capacetes e celulares poderão ser proibidos em bancos de Taboão da Serra
- Polícia de Taboão da Serra intensifica ações contra criminosos