Audiência da Câmara de Taboão da Serra define prioridades sobre segurança pública
quinta-feira, 31 de março de 2011A comissão de segurança da Câmara Municipal da cidade de Taboão da Serra realizou nesta quarta-feira, dia 30, uma audiência pública para debater soluções sobre o tema. Diversas autoridades, policiais e moradores se mobilizaram e apresentaram sugestões, mas o que ficou claro é o desejo de todos de contar com mais uma delegacia na cidade.
Segundo o vereador Olívio Nóbrega, presidente da comissão, a reunião foi um sucesso. “Tivemos aqui muitas autoridades que conhecem muito bem a realidade do nosso município e da região. Ficou claro que os munícipes desejam uma nova delegacia, um aumento do efetivo da PM e da Polícia Civil, vamos agora levar essas propostas para o secretário estadual de segurança pública”, disse.
Cerca de 80 pessoas participaram da audiência pública que deve acontecer novamente no final de maio. “Nossa intenção é tornar essa discussão permanente, vamos buscar uma reunião com o governo do estado para levar nossas reivindicações”, afirmou Olívio. De acordo com o vereador, a instalação da delegacia do Pirajuçara também está atrelada ao aumento do número de delegados e investigadores. “Não queremos dividir o efetivo, que já é pequeno”.
Diversas autoridades participaram da audiência que durou cerca de quatro horas. Todas as sugestões apresentadas serão analisadas pela comissão que irá apresentar um documento na próxima semana com as principais reivindicações.
Participaram da reunião os delegados Gilson Campinas e Dr. José Ademir Jaques, o capitão da PM, Jayro Léo, a deputada Analice Fernandes, o ex-prefeito Fernando Fernandes, o presidente da OAB de Taboão da Serra, Dr. Acácio Cleto, os vereadores Olívio Nóbrega, Arnaldinho, Cido, Alexandre Depieri e Natal.
Os presidente dos dois Consegs, Cida Borghi e Douglas Bochete, também participaram da audiência que ainda contou com a presença do secretário municipal de segurança, Salvador grisafi, Alceli (Conseg), Narciso (Conselho de Saúde), Wolmer Barbosa (Movimento Beija-Flor), das advogadas Helena Bochete e Julia Collet, do ex-vereador Alberto Queiroz e de representantes da imprensa regional.
Debate
O ex-prefeito Fernando Fernandes foi o primeiro a usar a palavra, segundo ele, a construção de mais um distrito na cidade, essa é uma luta antiga. “Esses problemas só serão vencidos se a sociedade organizada se reunir, lutar”.
Para o vereador Alexandre Depieri muitas das ações que são registradas nos Boletins de Ocorrências não são transparentes, não refletem a realidade do que acontece na cidade. “Nós devemos fortalecer esses indícios de forma a deixá-los mais transparentes”.
O presidente da OAB, Dr. Acácio Cleto, disse que “Os delegados de Polícia de Taboão da Serra e a Polícia Militar são verdadeiros heróis. Tenho certeza absoluta que vocês vão continuar desenvolvendo um trabalho competente”.
Já o Capitão Jayro, da Polícia Militar, asociedade esta participando e quando registram as ocorrências trazem dados que ajudam a polícia. “Nosso trabalho principal, apesar das deficiências e problemas, é conscientizar a corporação que o atendimento à população esta acima de tudo. O engajamento da sociedade conosco traz um reforço imensurável”.
O secretario Salvador Grisafi alertou que “não adianta ter mais um Distrito sem efetivo. Precisamos de mais policias, de mais viaturas. Só vamos mandar esses vagabundos para fora da cidade com a polícia na rua”.
Segundo o delegado Dr. Jaques, apesar do pouco efetivo e das poucas viaturas “nossa obrigação é fazer o melhor. Não nos aborrecemos com essas cobranças, ela nos ajudam a melhorar”.
Dr. Gilson, delegado titular da delegacia, disse que a luta é constante. “Juntamente com a PM para tentar manter os índices de criminalidade aceitável em Taboão da Serra. Procuramos agilizar e humanizar o atendimento o máximo possível, nossa dedicação é absoluta”.
A deputada Analice Fernandes afirmou que está recebendo uma missão: “vou marcar uma reunião com a secretaria de Segurança Pública do Estado, e levar essa reivindicação de mais um Distrito, Base Móvel, pedir ao secretário que faça um estudo e veja a possibilidade de atender”.
O vereador Arnaldinho ponderou, disse que talvez não seja o melhor equipamento uma base da PM fixa. “Creio que as Bases Móveis sejam mais eficazes. As saidinhas de banco e furtos diminuíram com a presença das viaturas móveis. A sociedade sente mais segurança quando vê uma viatura”.
Já o vereador Cido, que faz parte da Comissão, disse que Taboão da Serra ganha muito com essas audiências e que a solução para a segurança deve ser vista como um todo,combatendo o crime em toda a região.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Oito menores de idade assaltam loja em Taboão da Serra
- IBGE: Taboão da Serra tem 2ª maior densidade demográfica de SP
- Taboão da Serra: PRF atira em van que furou bloqueio na Régis Bittencourt
- Posse de suplentes muda formação de comissões na Câmara de Taboão da Serra
- Confirmada terceira Parada Gay de Taboão da Serra