Detentos encomendaram morte de PM executado em Taboão da Serra
quarta-feira, 17 de outubro de 2012O assassinato do policial militar Helio Miguel Gomes de Barros, 36 anos, executado à paisana dentro um posto de gasolina na avenida Kizaemon Takeuti, em Taboão da Serra, no final da noite dia 08 de outubro, fora encomendado por detentos, de acordo com informações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Polícia Civil paulista, em gravações obtidas pelo programa Fantástico, da Rede Globo.
A vítima estava no carro dele, um Polo preto, quando foi abordada por dois criminosos que ocupavam uma moto por volta das 22h. Os bandidos não teriam dito nada antes de atirar no policial. A vítima ainda foi levada para o Pronto-Socorro da Antena, mas não resistiu aos ferimentos. Em menos de cinco horas, em um raio de dois quilômetros, outras sete pessoas foram mortas. “Tem um ‘salve’ para passar aqui”, diz um bandido em uma conversa grampeada.
Na gíria do crime, ‘salve’ significa um comunicado de uma quadrilha para criminosos que estão presos e também para os que estão nas ruas. Gravações obtidas pelo Fantástico revelam que um desses ‘salves’, enviado em agosto passado, era para matar policiais. “Se eles ‘pegar’ um de nós, na covardia, cai dois deles”, fala um homem em uma conversa grampeada. “Então, já era, é isso que eu gosto”, responde outro.
Segundo investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Polícia Civil paulista, essa ordem está diretamente relacionada à recente onda de violência em São Paulo. Os criminosos dão até prazo para a execução dos policiais. “Fica determinado o prazo de dez dias para ser concluída a cobrança”, institui um deles. O Ministério Público e as polícias Civil e Federal investigam a facção que age dentro e fora dos presídios paulistas.
Em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, integrantes desse bando declararam guerra contra a PM em uma conferência, com vários criminosos, em agosto passado. Um suspeito de chefiar a quadrilha do lado de fora das cadeias leu uma mensagem: “Em cima das execuções covardes realizadas pelos policiais militares, partindo diretamente da Rota, a resposta será à altura, pois sangue derramado se cobra do mesmo modo”.
Denúncia
Ainda de acordo com as gravações, as séries de crimes que aconteceram na região metropolitana de São Paulo e baixada santista seguem ordem cronológica determinada pelos detentos. A entrevista da esposa de uma das vítimas ao Fantástico denuncia possível omissão da Comando da Polícia Militar, quanto à onda de violência que viria se formar, a partir da região litorânea de São Paulo, estendendo-se à capital.
Em entrevista concedida logo após a morte do marido, Rosana afirmou que Marcelo recebia ameaças há mais de um ano e que isso já era de conhecimento do comando da Polícia Militar. Segundo ela, haveria, inclusive, uma suposta gravação entregue à polícia, logo depois de uma operação no Morro do São Bento, na cidade de Santos, comandada por Fukuhara, em que um homem dizia que o sargento iria morrer.
Nesta operação, três homens foram mortos em um suposto confronto com a Polícia Militar. Ela afirmou ainda que Marcelo apenas tinha amigos, que se preocupavam com ele. E que ninguém da Polícia Militar a tinha procurado até a última quinta-feira (11). Um dia depois da morte do sargento Fukuhara, o alvo foi o soldado Hélio de Barros, assassinado em Taboão da Serra.
A Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar investigam se policiais militares estão envolvidos nas mortes de sete pessoas e na tentativa de assassinato de outras seis vítimas entre a noite do último dia 8 e a madrugada do dia 9, terça-feira passada, em Taboão e Embu das Artes.
Para o procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa , “De um lado, tem uma maior capacidade do estado na repressão do delito. Do outro lado, infelizmente, uma resistência por parte dessa delinquência.” Pondera. Mas ele assegura que “a população pode e deve permanecer tranquila porque haverá aplicação da lei”, afirmou à reportagem.
Fonte: Jornal Na Net
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Policial morre ao reagir a assalto em Taboão da Serra
- Campanha em Taboão da Serra realiza teste gratuito de Aids
- Alunos da rede municipal de Taboão da Serra são vacinados contra o HPV
- Policia Civil de Taboão da Serra prende dois suspeitos de ferir policial
- Zona Azul de Taboão vai encerrar cobrança nesta quarta-feira 13