Donizetti depõe na CPI em Taboão da Serra e não consegue explicar senhas
quinta-feira, 19 de maio de 2011A CPI que investiga as irregularidades na dívida ativa da prefeitura de guia Taboão da Serra realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18, a terceira audiência para ouvir as testemunhas do desvio de dinheiro dos cofres municipais. O depoente, Aparecido Donizetti da Costa, responsável pelo CPD, onde são criadas e gerenciadas as senhas de acesso ao sistema, foi ouvido às 10h.
Segundo Donizetti, desde outubro do ano passado, foram criados critérios de acesso aos computadores, cada funcionário da prefeitura é cadastrado no sistema. “Ela [servidor] faz um cadastro e o seu secretário aponta os níveis de acesso que cada um pode ter”. De acordo com o depoente, o usuário não pode baixar alguns arquivos e nem mesmo mudar o papel de parede, tudo fica mapeado. “Sabemos que máquina fez o que, quem acessou, que horas e o que fez o que”.
Antes da criação de cada senha, o diretor da área tem que falar quais caminhos (áreas de acesso) o funcionário terá acesso. O funcionário tem que assinar um termo de responsabilidade, segundo explicou Donizetti. Os vereadores da CPI questionaram como duas senhas estavam sendo usadas sem o conhecimento do administrador do sistema.
A falta de uma certeza em relação a criação dos logins usados para a fraude chocou os membros da CPI. “Quer dizer que as duas senhas são alienígenas? Qualquer um pode acessar? Parece que tem uma setinha dizendo clique aqui para levar o dinheiro da prefeitura. Existem um sistema falho, o sr. mesmo confirmou que existem duas senhas clandestinas. Estamos falando de um sistema do tesouro do município, que cuida de R$ 500 milhões”, questionou Félix.
Inconformado, Félix continuou a criticar: “É assombroso o que estamos acompanhando nesse depoimento. Como foi possível não detectar o que essas duas senhas estavam fazendo?”, questionou o vereador. Donizzeti, visivelmente sem reação, disse: “não posso responder isso, eu apenas libero a senha, quem pode te responder isso é a Conam”.
Em relação ao login ‘lex’, que havia sido cancelado a pedido da ex-funcionária, Donizetti garantiu que o mesmo foi cancelado através da senha administrativa, só outra pessoa com acesso administrativo teve o poder de reativar esse domínio. “Eu não sei como isso aconteceu, não recebi nenhuma ordem para reativá-lo”, disse. Segundo ele, só a Conam possui os logs com a descrição de acesso de cada usuário, o que pode provar quem e quando reativou a senha.
Seu subordinado, Rogério Godói, que também tem permissão para a criação de senhas, foi convocado para depor. Participaram da oitiva os vereadores Cido, presidente da comissão, Paulo Félix, relator, Valdevan Noventa, Olívio Nóbrega e Wagner Eckstein.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- CEI de Taboão define nesta terça-feira calendário de oitivas
- Ensino de Jovens e Adultos está com matrículas abertas em Taboão da Serra
- Prefeitura de Taboão da Serra inicia reforma do PS Antena
- Saidinhas de banco assustam moradores de Taboão
- Taboão da Serra: Obras da nova sede da TaboãoPrev estão adiantadas