Governo do Estado garante Etec em Taboão da Serra
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012O Instituto Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas do Estado de São Paulo, divulgou nesta semana que a Etec de Taboão da Serra será construída em parceria com o Governo Federal. A nova unidade foi definida em uma reunião entre o governador Geraldo Alckmin e o ministro da educação, Aloizio Mercadante. A prefeitura de Taboão da Serra irá doar o terreno para a instalação da escola.
O prefeito eleito Fernando Fernandes disse que a uma das prioridades do seu governo será a implantação do ensino profissionalizante em Taboão da Serra. “Vamos fazer o que for necessário para trazer a Etec e a Fatec. O governador Geraldo Alckmin sabe da necessidade da qualificação da mão de obra e Taboão da Serra faz parte desse projeto”.
Segundo a deputada Analice Fernandes ela vê com bons olhos a interlocução entre o governo federal e estadual na área da educação. “O Estado precisa da participação do governo federal, e estamos tendo a oportunidade de priorizar as regiões que precisam de uma ETEC, como é o caso de Taboão da Serra. Estes últimos acontecimentos vem fortalecer toda a nossa luta para que Taboão tenha a sua Escola Técnica pública, gratuita e de ótima qualidade”, disse a deputada Analice Fernandes.
Segundo o Instituto Paula Souza, as unidades que serão construídas em parceria com o Governo Federal serão em Caieiras, Taboão da Serra, Itapevi e Ubatuba. De acordo com o governador, foram tratados diversos temas durante o encontro, como parceria para construção de escolas técnicas, recursos para cobertura de quadras esportivas nas Etecs, acessibilidade nas unidades, capacitação pelo governo paulista de professores nas áreas de Ensino Técnico e Tecnológico, e cooperação em programas de escolas em tempo integral.
“Tivemos uma reunião muito proveitosa. São Paulo está sendo incluído em vários programas do Ministério da Educação. É uma boa parceria. São recursos importantes e educação é absoluta prioridade”, disse o governador.
Laura Laganá endossa a avalição: “a receptividade foi excelente. As decisões tomadas certamente vão contribuir para a melhoria de nossos projetos, a agilização do nosso credenciamento para o ensino a distância e ainda para melhorias de nossa infraestrutura”.
Atualmente, o Centro Paula Souza administra 56 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e 210 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 296 municípios paulistas. As Etecs atendem cerca de 220 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 61 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.
Fonte: O Taboanense