Imperatriz do Samba é a campeã do carnaval de Taboão da Serra
quinta-feira, 10 de março de 2011A escola do Jd. Monte Alegre, Imperatriz do Samba, é a grande campeã do carnaval de Taboão da Serra. Com um desfile que levou a história do vinho para a avenida, a agremiação se sagrou campeã pela primeira vez ao derrotar, por apenas 0,5 ponto, a segunda colocada, Unidos do Redentor. A poderosa Unidos do Morro ficou em terceiro lugar e a Império da Vila Iase, em quarto, foi rebaixada.
A apuração começou por volta das 19h, todas as escolas levaram muitos integrantes que torciam nas arquibancadas no Ginásio dos Esportes cantando os sambas-enredos. Logo nas primeiras notas, a disputa ficou aberta para todas as quatro agremiações que disputavam o grupo especial.
Foi só a partir do quesito evolução que duas escolas se distanciaram na disputa pelo título. A Unidos do Redentor, que estreou esse ano no grupo especial, fez um desfile surpreendente, levando para a avenida uma celebração sobre Minas Gerais. Outra escola que concorria a cada ponto, era a Imperatriz do Samba, que contou a história do vinho.
Neste ano, a disputa ficou mais equilibrada, e justa, com a decisão da Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba (Libes) de colocar dois jurados em cada um dos nove quesito avaliados. Ao todo, as escolas disputaram 180 pontos. “No ano passado era apenas um jurado para cada quesito, esse ano são dois e eles ficaram separados, espalhados pelos camarotes. Queremos cada vez mais aumentar a transparência”.
Devido as notas fracionadas dadas por cada jurado, a disputa ficou mais emocionante. O resultado só foi conhecido na última nota, no quesito bateria, onde a Imperatriz do Samba garantiu a vitória e o título de campeã do carnaval taboanense somando 178,7 pontos contra 178,2 da Unidos do Redentor.
Para o presidente da imperatriz do Samba, Oderlan, a conquista é um sonho que se realiza. “Tenho que agradecer toda essa comunidade que nos apoiou, que acreditou, que sonhou junto com a gente. Agora é hora da gente comemorar esse título”, disse.
A Unidos do Morro, tri-campeã do carnaval taboanense, desta vez não se mostrou tão poderosa, ficou em terceiro lugar com 176,9 pontos. Em quarto lugar, a Império da Vila Iase, campeã em 2007, acabou sendo rebaixada. “A gente teve problemas com um dos carros alegóricos, ele era muito alto e os fios acabaram atrapalhando a nossa evolução, mas temos que levantar a cabeça”, disse Marcos.
Competindo sozinha do grupo de acesso, a Mocidade Independente do Pq. Pinheiros acabou subindo para o grupo especial de 2012. A escola precisava ter um aproveitamento de 85% em todos os quesitos para conseguir o acesso e surpeendeu fazendo 161,20 pontos (ela precisava de 153 no mínimo).
A vice-prefeita e secretária de cultura, Professora Márcia, entregou os troféus para as escolas.
Ameaças
Dentro do ginásio, enquanto a escola Imperatriz do Samba comemorava o título ao lado da segunda colocada, do lado de fora algumas pessoas protestavam e chegaram a ameaçar a diretoria da liga. Os alvos dos protestos foram Messias, vice-presidente da Libes e Roberto, o presidente.
“Acho que é normal, é como se fosse no futebol, existem paixões, as pessoas ficam exaltadas, mas não vejo nenhum problema ou perigo, fizemos um trabalho bem feito e a campeã saiu do desejo dos jurados”, disse Messias, que aguardava dentro do ginásio a determinação da GCM e da PM para poder deixar o local em segurança.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Polícia de Taboão da Serra intensifica ações contra criminosos
- Shopping Taboão comemora 11 anos de funcionamento em Taboão da Serra
- Partidos de Taboão já se preparam para coligações
- Prefeitura começa montagem de árvore de Natal no Largo de Taboão da Serra
- OVNI ou Pipa: objeto luminoso no céu intriga moradores de Taboão da Serra