Motoristas desrespeitam ciclofaixa em Taboão da Serra
quinta-feira, 19 de julho de 2012Em 2008 foi criada em Taboão da Serra uma ciclofaixa para incentivar a prática de exercícios físicos e, o mais importante, com segurança, respeitando o espaço dos ciclistas/atletas, dos carros e dos pedestres. No entanto não é isso que acontece em alguns trechos, como por exemplo na rua Jovina de Carvalho Dáu, no Centro.
Diversos flagrantes de desrespeito a ciclofaixa em frente a escola Domingos Mignoni são vistos diariamente. Alguns motoristas estacionam seus veículos em cima do local reservado para as bicicletas, dificultando e impedindo a circulação.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Zoroastro Júnior, a prefeitura de Taboão da Serra realiza diversas operações para coibir que motoristas parem em cima da faixa destinada para bicicletas. “Sabemos desse problema, nossos agentes sempre estão multando, mas é difícil de acabar com esse desrespeito, principalmente depois das 19h, quando os motoristas param para ir a escola”, disse.
Para Hugo Carvalho, morador do bairro, o problema é de educação. “Os motoristas não respeitam mesmo, a secretaria precisa multar todos os dias, é uma situação vergonhosa. Se essas pessoas não entendem o direito dos outros, tem que aprender pelo bolso”, disse ele que utiliza a ciclofaixa como lazer.
A ciclovia foi criada especialmente para as pessoas poderem se locomover de bike pela cidade de um modo seguro, no qual o espaço reservado para a circulação dos carros não atrapalhem os ciclistas e vice-versa.
Taboão da Serra foi uma das primeiras cidades a implantar a ciclofaixa na região, são 4 km de pista. Porém o desrespeito não é o único problema que impede os ciclistas de utilizar a faixa. O que se vê são muitos buracos e mato cobrindo a pista em alguns locais.
A ciclofaixa se estende da Praça do Galo, na divisa com o município de São Paulo, próximo à avenida Eliseu de Almeida até o Jardim Intercap. O valor total da obra foi de R$ 591.720,00, sendo 80% proveniente de verba do Governo Federal e 20% de contrapartida do município.
O motorista que for flagrado trafegando em uma ciclovia ou ciclofaixa estará cometendo uma infração gravíssima, rendendo 7 pontos na CNH e custando uma multa de R$ 574,62.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Funcionária de supermercado de Taboão da Serra é assaltada durante o trabalho
- Universitários coreanos reformam moradias em comunidade de Taboão da Serra
- PM prende dois foragidos da justiça em Taboão da Serra
- Jovem é preso após furtar loja em Taboão da Serra
- Taboão da Serra inaugura duas Escolas Municipais