Outubro registrou recorde de assassinatos no ano em Taboão da Serra
segunda-feira, 26 de novembro de 2012Outubro registrou recorde de assassinatos no ano em Taboão da Serra, segundo dados da violência divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSPSP), mataram nove pessoas em 2012. Em 2011 foram assassinadas duas pessoas. Em toda a Grande São Paulo 345 pessoas foram mortas, estão contabilizados os homicídios e latrocínios (roubos seguidos de morte).
Taboão teve em outubro desse ano nove homicídios. No mesmo período em 2011, dois homicídios, um aumento assustador de 350%. Em Embu o crescimento foi menor, em 2012 aconteceram quatro homicídios, 2011 registrou três, ou seja, um aumento de 33,33%.
As investigações dos assassinatos estão em andamento. O Investigador-chefe, Luis Peniche, disse que o Delegado Titular de Taboão da Serra, Gilson Leite Campinas, aumentou o policiamento ostensivo na cidade e solicitou apoio da Delegacia Seccional para esclarecer os crimes.
A onda de violência tem mudado a rotina da população, que anda assustada e a espera de uma solução. “Estou apavorada, tenho medo de andar na rua, principalmente à noite. Virei uma paranoica, não posso ver um motoqueiro que começo a tremer de medo. Ninguém pode viver assim”, disse Maria Cristina, 33 anos, secretária, moradora de Taboão da Serra.
Em Embu das Artes a sensação de pavor também domina a população. “Eu trabalho e estudo, saio muito cedo de casa e chego bem tarde, e confesso, ando com muito medo. Eu estou usando o transporte coletivo, que é um horror, porque tenho medo de andar de moto. Isso tem que acabar, os governantes e a polícia precisam dar um jeito nessa situação, somos cidadãos de bem e não podemos viver como reféns desses marginais”, declarou Paulo Sérgio, 29 anos, assistente administrativo.
“É um absurdo, há uma semana mataram três jovens [em Taboão da Serra], meu Deus o que vamos fazer? Não podemos mais nos divertir. Esses assassinos podem estar em qualquer lugar e aparecer a qualquer momento. Tiraram nossa liberdade. O cidadão brasileiro está deixando de ser livre. Socorro, alguém pode nos ajudar? Governo? Polícia?”, desabafou João Marcos Vicente, 54 anos.
Sobre a chacina que aconteceu no Jd. Comunitário, quando três jovens foram assassinados e três ficaram feriados, no dia 19 de novembro, Peniche informou que foi instaurado inquérito policial e os familiares já foram ouvidos. Até o momento ninguém foi preso.
“Já foram realizadas algumas investigações de campo. Foi instaurado inquérito policial pelo Delegado Titular, Gilson Leite Campinas. Alguns familiares das vítimas já foram ouvidos formal e informalmente, concedendo detalhes para fortalecer a investigação”, declarou Peniche.
Dados da violência no estado de São Paulo
Segundo levantamento realizado pelo G1, em 2011, a média diária de homicídios em todo o estado de São Paulo foi de 13, 35. Em 2012 saltou para 19,9.
Na Região Metropolitana, incluindo a capital mais 38 municípios, tivemos 6,3 homicídios em 2011. E em 2012 – 11,1 pessoas assassinadas por dia foram contabilizados os homicídios e latrocínios (roubo seguido de morte), houve uma variação de 42, 99% pra mais.
Os números de novembro ainda não foram divulgados.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Palestra em Taboão da Serra reafirma conquistas das mulheres negras
- CDHU oferece microcrédito habitacional para moradores de Taboão da Serra
- Crianças participam de furto em Taboão da Serra
- ADIs de Taboão entram em greve na segunda, dia 28
- Taboão da Serra tem o primeiro motel ecologicamente correto do país