Taboão da Serra cai no ranking de desenvolvimento da Firjan
sexta-feira, 11 de novembro de 2011Os índices apresentados nesta semana pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) usado para medir o desenvolvimento de todos os municípios brasileiros apontou que a cidade de Taboão da Serra teve uma queda nos seus números, em relação ao estudo do ano passado. Em 2010, a cidade era a 83ª mais desenvolvida do país, neste ano, passou a ser a 96ª.
No ranking estadual, Taboão da Serra melhorou a posição, passou da 68ª para 61ª neste ano. Mas o dado que chama a atenção é que pela primeira vez Embu das Artes aparece na frente de Taboão da Serra. A cidade vizinha é a 81ª no Brasil e a 53ª mais desenvolvida do Estado. Em 2010, Embu era a86ª no Brasil e 71ª no Estado.
O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) acompanha, anualmente, o desenvolvimento humano, econômico e social de todos os 5.564 municípios brasileiros de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
A nota recebida por Taboão da Serra em todas as áreas pesquisadas fica acima da média nacional. O índice vai de 0 a 1 (sendo 1 a nota mais alta). A média nacional do IFDM é 0,7603. Taboão da Serra terminou o estudo com 0,8389. No ano passado, a média da nota de Taboão da Serra foi de 0,8472.
“Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e o acompanhamento de seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios – não obstante a possibilidade de agregação por Estados”, escreveu em seu site a Firjan. A edição 2011 é baseada em estudos relativos aos dados oficiais de 2009.
Os outros municípios da região não aparecem entre as 100 cidades mais desenvolvidas do país. Itapecerica da Serra é a 147ª no ranking nacional e 93ª no Estado. Embu-Guaçu aparece mais distante. Segundo a Firjan, o município ocupa a 423ª posição do quadro nacional e a 230ª no estadual.
Já Juquitiba é apenas o 2356º município em desenvolvimento do país (612º do estado) e São Lourenço da Serra o 2174º no Brasil e o 603º no Estado.
Estado
As cidade mais desenvolvidas do Estado, segundo os estudos da Frijan, são Barueri, Paulínia, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Indaiatuba, Marília, Taubaté e Itupeva.
Sobre a pesquisa
O estudo é realizado anualmente pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que desenvolve e coordena estudos, pesquisas e projetos para orientar as ações de promoção industrial e novos investimento. A entidade trabalha em conjunto com a Cirj (Centro Industrial do Rio de Janeiro), Sesi (Serviço Social da Indústria) Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) , para garantir uma posição de destaque para a indústria nos níveis político, econômico e social do cenário nacional.
Fonte: Jornal Na Net
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Rocam prende assaltantes e recupera veículo roubado em Taboão da Serra
- Bandidos roubam caixas eletrônicos no Santander em Taboão da Serra
- Polícia prende quatro acusados de roubo em Taboão e um no Embu
- Prefeitura quer regularizar ambulantes em Taboão da Serra
- Taboão da Serra abre inscrições para Jovem Aprendiz