Taboão da Serra começa hoje vacinação contra HPV nas escolas
segunda-feira, 17 de setembro de 2012A primeira dose da Vacina Quadrivalente Recombinante contra Papilomavírus Humano (HPV), que protege contra quatro tipos do vírus, será aplicada entre os dias 17 e 21 de setembro em todas as 25 escolas do ensino fundamental de Taboão da Serra. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de três mil crianças das escolas taboanenses devem ser vacinadas. A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo.
A segunda etapa vacinal será entre 5 e 9 de novembro, e a última dose será dada no próximo mandato municipal, entre os dias 11 e 15 de março de 2013. “O município já firmou acordo com as escolas estaduais que eventualmente recebam esses alunos, para garantir a imunização contra verrugas genitais causadas pelos tipos 6 e 11 de HPV e contra cânceres de colo do útero, vaginal, vulvar e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos 16 e 18 do vírus”, afirma o prefeito de Taboão da Serra e também médico ginecologista, Evilásio Farias.
As Secretarias de Saúde e de Educação trabalharam em conjunto para que adolescentes do quinto ano, que estão na faixa etária de 9 a 12 anos, trouxessem as autorizações dos pais para a escola. “O pioneirismo é importante porque coloca a solução de maneira completa para a população. Mapeamos todos os estudantes que, em 2013, serão convocados para a última etapa vacinal e esperamos que a iniciativa sirva de exemplo para outros municípios”, explica Milton Parron, secretário de Saúde do Município.
Já a técnica em Vigilância Epidemiológica, Heloisa Spinola, disse que “se acontecer de algum aluno perder alguma dose, a família será comunicada pela escola e a dose será aplicada na Secretaria de Saúde de Taboão da Serra”.
Para entender a vacinação, a prefeitura de Taboão da Serra realizou palestras com diretores, professores e profissionais de saúde, que tiraram as principais dúvidas sobre infecções e doenças. Nas escolas municipais de Taboão, as famílias estão aprendendo o que é o HPV.
O secretário de Educação da cidade e biólogo, José Marcos dos Santos, implementou um calendário de palestras para informar as pessoas. “Médicos do município explicam que o HPV leva de dois a oito meses para se manifestar após o contágio e pode levar até vinte anos para se tornar uma lesão pré-maligna ou maligna, então a questão do contato sexual não se torna um tabu dentro do contexto das doenças que o HPV pode causar”, explica.
A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a vacina quadrivalente é aprovada para a prevenção do câncer de colo do útero em mulheres de 9 a 26 anos e é a única aprovada para a prevenção das verrugas genitais em homens na mesma faixa etária. Atualmente, as vacinas contra HPV estão disponíveis somente no mercado privado, mas o Ministério da Saúde avalia a possibilidade de inclusão da vacina contra HPV no Programa Nacional de Imunização brasileiro.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Abandono em Zoo vira briga política em Taboão da Serra
- Série de denúncias envolvem GCM de Taboão da Serra
- Taboão da Serra é uma das 100 melhores cidades para se morar, diz Firjan
- Estudantes de Taboão da Serra e Embu das Artes estão sem livro didático
- Saúde de Taboão da Serra pode virar um caos por falta de verba