Taboão da Serra lança Coleta Seletiva nos bairros
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011O Programa de Coleta Seletiva da cidade de Taboão da Serra começou a se expandir. Antes, de forma experimental, só o bairro Jardim América recebia aos finais de semana o caminhão da Coperzagatti, que recolhia de porta em porta, material para reciclagem. Ontem, a Cooperativa de Catadores deu mais um passo e expandiu a coleta para os bairros Intercap, Jardim e Parque Monte Alegre.
O secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura, Ricardo Rezende afirma que a expectativa é atingir cerca de três mil residências com essa nova etapa do programa. A Gazeta SP acompanhou parte do trabalho da cooperativa na manhã de ontem e apesar de a Prefeitura afirmar já ter informado e realizado um trabalho prévio de conscientização com os moradores, muita gente ainda se recusa a separar o lixo.
“Eu não separei porque tem que ficar usando dois tambores diferentes. Eu prefiro colocar tudo no mesmo saco e levar para fora no dia em que o lixeiro passa”, disse José Benigno da Silva, morador da cidade há 53 anos. Sr. Benigno tem um comércio na rua Santa Catarina e depois de conversar com a equipe da Cooperativa, prometeu ajudar na próxima semana. “Como me considero um dos fundadores da cidade, quero o bem dela. Vou tentar separar e participar da Coleta Seletiva”, completou.
Crianças Conscientes
No mesmo bairro, Intercap, a nova geração dá o exemplo. As crianças do Instituto Educacional Sapiência, na Avenida São Paulo aprendem desde cedo a importância de não desperdiçar e de reciclar os materiais. “Durante todo o ano letivo, são realizadas diversas atividades com o tema da sustentabilidade e meio ambiente e as crianças tem se tornado nossas sementinhas que levam para casa o que aprendem aqui, que é preciso cuidar do nosso planeta e reciclar”, explica a diretora Adriana Padrão.
Adriana conta ainda que desde que fundou a escola, há quatro anos, procurava alternativa para recolher o material reciclável da escola. “Já separávamos o lixo e queríamos descartar sabendo para onde iria o material. Aí conhecemos o trabalho da Cooperativa e toda semana o caminhão passa aqui e recolhe o que separamos. Ano que vem vamos até organizar uma excursão para o Galpão da Cooperativa para os alunos conhecerem de perto como funciona a separação do material reciclado”.
Recicla Fácil
O Projeto da Prefeitura de Taboão da Serra denominado Recicla Fácil existe há apenas dois anos e é fruto de uma parceria com os catadores da cidade, que através da Ong Incubadora Técnica de Cooperativas da FGV formalizaram seu trabalho e receberam capacitação. No início, só os prédios públicos e algumas empresas parceiras adotaram o projeto, agora existem mais de 190 pontos de entrega voluntária de material, além da coleta de porta a porta nos bairros.
Todo o lixo coletado é encaminhado para um galpão da prefeitura, onde já trabalham 130 catadores cadastrados na Cooperzagatti. A Cooperativa leva o nome do famoso catador de sucatas do município, José Luiz Zagatti, que ficou conhecido por projetar filmes antigos para a comunidade, em sua própria casa.
Fonte: O Taboanense