Taboão: Obras no CSU não podem ser feitas durante a noite, diz secretário
segunda-feira, 22 de outubro de 2012Os motoristas que passam pelo bairro Parque Pinheiros em Taboão da Serra estão tendo que passar por desvios e enfrentar muita lentidão no trânsito por conta de obras e reformas no córrego Joaquim Cachoeira, entre a avenida Laurita Ortega Mari e a estrada Kizaemon Takeuti.
Um trecho da avenida Benedito Cesário de Oliveira precisou ser interditado para a continuação da canalização do córrego e deve permanecer fechado por 90 dias. Apesar dos desvios, há muita reclamação e o assunto virou polêmica até nas redes sociais. Em uma página, há até o apelo para que a obra funcione 24 horas por dia, para reduzir o período de interdição.
O secretário de Obras, Ricardo Rezende explica que não é possível a obra funcionar dia e noite e que tudo está sendo feito o mais rápido possível. “Uma obra deste porte com recursos federais atende uma série de normas, por exemplo, quando cotamos o valor está incluso a mão de obra com salários e horários de trabalho. O máximo permitido são 10 horas por dia. Além do mais, esta obra não está atrasada, está tudo dentro do prazo”.
Ricardo acrescenta que estender o horário do trabalho além de representar um risco aos trabalhadores, traria transtornos à vizinhança. “É muito difícil ver uma obra em córrego com gente 24 horas, é muito perigoso. Estamos trabalhando com equipamentos nos dois lados das margens para gerar o menor transtorno possível para os motoristas se moradores”.
O secretário também fez questão de enfatizar a importância da canalização. “Essa obra vai resolver um problema de fluxo d’água que é ultimo gargalo da passagem do córrego em Taboão da Serra. Muitas vezes o córrego enchia e o piscinão do CSU continuava vazio. Vamos remover essa ponte e colocar uma maior, que além de permitir o melhor aproveitamento do piscinão e evitar enchentes, vai suportar caminhões mais pesados”. Rezende diz ainda que como a ponte foi construída há muitos anos, foi se danificando e a nova passagem vai suportar um caminhão com normas de rodovias, com mais segurança.
Obra
A canalização do córrego que é um dos principais afluentes do córrego Pirajuçara está sendo realizada com recursos do Governo Federal no valor de R$ 26 milhões. “Esta obra irá beneficiar milhares de famílias, trazendo qualidade de vida e uma cidade mais bonita, além disso, afastando para muitos o perigo das enchentes”, finaliza o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ricardo Rezende.
Desvios
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana informa que a rota mais indicada para os motoristas que vem dos bairros sentido centro, é seguir Avenida Kizaemon Takeuti e entrar na Rua Adriano Felix. Já para os motoristas que vem do Centro, a rota mais apropriada é seguir pela Via Verde.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre Taboão da Serra:
- Após ataques, lojas retiram caixas eletrônicos no Taboão da Serra
- Chuva intensa resulta em trânsito caótico e pontos de alagamento em Taboão
- Indústria de Taboão da Serra praticamente não abre novos postos de trabalho
- Vinte mil pessoas assistem emocionadas Paixão de Cristo de Taboão da Serra
- Câmara de Taboão vota nesta segunda 7 projetos do Executivo